Cerca de 5.600 policiais civis e militares, além de bombeiros militares, serão mobilizados para atuar na segurança durante o período das eleições deste ano. O efetivo, composto em sua maioria por PMs, já começa a embarcar para as regiões do interior do Estado nesta quarta-feira (3). Ao todo, serão empregados quase 4.600 policiais e bombeiros militares nos trabalhos. A Polícia Civil também reforçou as equipes e contará com mais de mil servidores convocados para trabalhar nas delegacias do Estado, de sexta-feira (5) até segunda-feira (8).
O embarque do efetivo que vai atuar na operação Voto Seguro teve início nesta quarta-feira (3), a partir das 9h30, com o envio de mais de 300 policiais e bombeiros militares para o reforço na região do Sertão. O ponto de partida foi o Centro de Educação da Polícia Militar, em Mangabeira VII, na Capital.
O plano de segurança das eleições, montado pelo Estado Maior Estratégico da Polícia Militar, prevê quatro eixos principais de atuação: a guarda das urnas eleitorais, a segurança dos 1.776 locais de votação, o reforço do policiamento nos municípios e o acompanhamento em tempo real de tudo que acontece durante o dia do pleito, por meio dos Centros de Decisões Estratégicas Integrados, instalados em João Pessoa, Campina Grande e Patos. A operação mobiliza 4.597 policiais e bombeiros militares e 1.380 viaturas.
Antes de embarcar, os policiais e bombeiros recebem as últimas recomendações e uma cartilha com os procedimentos legais que são adotados contra as condutas mais corriqueiras no período. A programação do envio das tropas tem, na quinta-feira (4), o embarque do efetivo que vai atuar na região Agreste do estado e será concluída na sexta-feira (5), com o envio do reforço para as cidades do litoral paraibano.
Na sexta-feira, a Polícia Militar já estará pronta para começar a recepcionar e guardar as urnas até a abertura dos portões para o início da votação, que acontecerá às 8h do domingo (7).
Polícia Civil – Para garantir a segurança durante as eleições do próximo domingo (7), a Polícia Civil da Paraíba preparou esquema e reforçará o efetivo em todas as cidades do Estado. Além dos servidores que já estão previamente escalados para trabalharem no próximo final de semana, a corporação convocou mais de mil policiais para intensificarem os trabalhos. Eles serão distribuídos em mais de 200 equipes, compostas por delegados, escrivães, agentes de investigação, agentes operacionais e técnicos em Telecomunicações.
O efetivo extra já começará a ser empregado nas ações do sábado (6) e ficará de prontidão até a segunda-feira (8), um dia após a realização do pleito. Além de realizar prisões em flagrantes e instaurações de inquéritos por crimes comuns, as equipes também atuarão no combate aos crimes eleitorais, na maioria das cidades do Estado.
A segurança nas eleições é de atribuição da Polícia Federal. No entanto, as equipes federais apenas estarão de prontidão nas cidades de Santa Rita, João Pessoa e Campina Grande. Nas demais localidades, o combate aos crimes eleitorais será feito pelos policiais civis, como explica o delegado geral da Polícia Civil, João Alves de Albuquerque.
“A Polícia Civil estará preparada para atuar em casos de crimes comuns e nos eleitorais, de forma supletiva, nos locais onde não houver Polícia Federal. Distribuiremos equipes formadas por delegados, escrivães, agentes e demais servidores em todas as regiões do Estado, que ficarão a postos para atender a população”, afirmou João Alves.
As delegacias especializadas e as centrais de flagrantes também funcionarão em regime de plantão, sem interrupção. Policiais civis ainda estarão de prontidão na sede do Tribunal Regional Eleitoral, em João Pessoa, onde será montada uma central de monitoramento das eleições.
Bombeiro Militar – A partir desta quarta-feira (3), um total de 330 bombeiros militares também será colocado à disposição dos trabalhos nas eleições. Os BMs atuarão na guarda de urna, auxiliando a Polícia Militar, e também com oficiais e viaturas posicionadas nos Centros de Comando e Controle da Justiça Eleitoral nas cidades de João Pessoa, Campina Grande e Patos.
A corporação também empregará viaturas como ponto-base nas principais rotas de entrada e saída de cidades polos, tendo em vista o aumento do fluxo de trânsito no período eleitoral. O CBMPB manterá seus serviços preventivos de combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar e busca e salvamento (terrestres, em altura e aquático) – reforçando as ações em pontos estratégicos – como mencionado.
Após o encerramento do período de votação, às 17h do domingo (07), o efetivo empregado na guarda de urna começará a ser remanejado para reforçar a segurança nos locais de apuração de votos e de concentração de público.
Orientações – A corporação alerta aos eleitores que irão pegar a estrada para as devidas sedes eleitorais que façam a revisão prévia do veículo, que dirijam dentro dos limites de velocidades da via e só façam ultrapassagens em locais permitidos e com cautela, além de obedecerem todas as sinalizações das pistas. O CBMPB também recomenda que, quem puder, opte por viajar durante o dia, quando a iluminação natural dá melhor visibilidade aos motoristas.
Na volta para casa, o cuidado deve ser ainda redobrado, já que alguns eleitores insistem em desrespeitar as leis de trânsito e a eleitoral, consumindo álcool e misturando com direção – o que é perigoso e criminoso.