Atual presidente da CPI da Petrobras, o deputado federal Hugo Motta (PMDB-PB), pode ser indicado para presidir a sua segunda CPI. Trata-se da CPI do BNDES, no lugar do também deputado Marco Rotta (PMDB-AM). Pelo menos foi o que divulgou o portal nacional Diário do Poder na coluna de Cláudio Humberto nesta sexta-feira (25).
Segundo a coluna, incomodados com o presidente da CPI do BNDES, Marco Rotta (PMDB-AM), tucanos pedem sua substituição por Hugo Motta (PMDB-PB). A CPI do BNDES investiga os contratos de financiamento ocorridos entre os anos de 2003 e 2015 relacionadas à concessão de empréstimos, que até junho estavam sob sigilo, concedidos a países como Angola e Cuba por parte do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Por um acordo entre os partidos, a presidência é do PMDB, que indicou o deputado Marcos Rotta (PMDB-AM), e a relatoria, com o PR, que sugeriu o nome do José Rocha (PR-BA). Os nomes foram confirmados em uma eleição secreta, por 22 votos a favor. Não houve votos contrários nem abstenções.
Descontente com o acerto, o PT á época fez críticas ao arranjo articulado pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e tentou lutar pela relatoria da comissão. O cargo de relator é disputado porque compete a ele ditar o ritmo das investigações e elaborar um parecer ao final. Apesar dos esforços, o PT deverá ficar com a segunda-vice-presidência da CPI.
A primeira vice-presidência ficará a cargo do PSDB, que indicou Miguel Haddad (PSDB-SP), e a terceira, com o PRB, que indicou Marcelo Squassoni (PRB-SP). No total, a comissão é composta por 27 membros titulares e igual número de suplentes.
Além de Hugo Mota, o deputado federal Efraim Morais Filho (DEM), preside a CPI dos Fundos de Pensão, que foi instalada na Câmara dos Deputados. Ele foi indicado para comandar as investigações por meio de um acordo de líderes partidários, que destinou à presidência aos Democratas.
This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.