No inicio desde mês de março, a Rede de Observatórios da Segurança, divulgou um relatório sobre os dados da violência contra mulheres no Brasil. De acordo com os dados a cada 5 horas um feminicídio é registrado no país. Na Paraíba de janeiro a novembro de 2021, 3o feminicídios foram registrados.
São crimes chocantes cometidos na maioria das vezes por ex-companheiros inconformados com o fim do relacionamento, que destroem milhares de famílias pelo Brasil. Na Paraíba o caso mais recente registrado, foi da estudante de medicina Mariana Tomaz. A jovem foi morta em um apartamento no bairro de Cabo Branco, em João Pessoa no último sábado (12). O principal suspeito de ter cometido o crime é o empresário Johannes Dudeck, com quem a vitima tinha um relacionamento amoroso.
Relembre agora os feminicídios mais chocantes que abalaram a Paraíba nos últimos anos.
Iane Cristina assassinada em Catolé do Rocha 14/02/2022
Iane Cristina Rafael, tinha 35 anos e foi encontrada morta, no dia 14 de fevereiro, em um área de lazer localizada na cidade de Catolé do Rocha, Sertão da Paraíba. O corpo de Iane apresentava sinais de violência pelo corpo, especialmente na região da cabeça. De acordo com as investigações uma tábua de carne teria sido usada para cometer o crime. Mateus Ferreira, com quem a vitima namorava é o principal suspeito de ter cometido o crime.
Comerciante mata a esposa em Santa Luzia 06/12/2021
No dia 06 de dezembro de 2021, Joelma Alves da Silva foi assassinada no município de Santa Luzia com golpes de faca. O principal suspeito de ter comedido o crime foi o marido da vítima, Josimar Fernandes dos Santos conhecido como Galego de Zé Costa.
Luciana Pereira morta em Tavares 14/10/2021
Luciana Pereira da Silva, de 26 anos, foi assassinada em outubro de 2021 no Sítio Lage Grande zona rural de Tavares, na frente dos dois filhos. O acusado da autoria do crime é o marido da vítima, que se entregou a policia e foi preso.
A jovem Patrícia Roberta de 22 anos, foi encontrada morta no dia 27 de abril, em uma área de vegetação de João Pessoa. Patrícia que morava em Caruaru, teria vindo visitar um suposto amigo em João Pessoa, mas dias depois desapareceu. A jovem foi dada como desaparecida e após buscas foi encontrada em avançado estado de putrefação, um terreno de João Pessoa. De acordo com o laudo da perícia a jovem foi esganada e morta por asfixia. O acusado de ter cometido o crime é Jonathan Henrique G. dos Santos, de 23 anos.
Em janeiro deste ano a justiça determinou que Jonathan vá a júri popular; o principal suspeito continua preso aguardando julgamento.
Maria Adriana da Costa Silva assassinada em Bayeux 27/01/2021
Maria Adriana da Costa Silva, de 38 anos foi assassinada no dia 27 de janeiro de 2021, no bairro da Imaculada, na cidade de Bayeux. A vítima foi encontrada morta com golpes de faca em cima da cama da própria residência. O principal suspeito de ter cometido o crime é o ex-companheiro da vítima, José Adriano Vieira da Cruz, de 38 anos; de acordo com familiares, ele não aceitava o fim do relacionamento.
Ana Clara Teixeira de 15 anos foi assassinada pelo namorado 09/08/2020
A adolescente Ana Clara Teixeira de 15 anos, foi assassinada com pelo menos 30 facadas no município de Zabelê, na Paraíba. O acusado de ter cometido o crime é Matheus Bezerra dos Santos, o ex-namorado da vítima, que não aceitava o fim do relacionamento.
O autor do foi preso pela Polícia Civil dois dias após o crime na cidade de Sertânia, em Pernambuco, e levado a uma unidade prisional, onde continua a disposição da Justiça.
Iruza Maria 11/05/2019
Iruza Maria, de 36 anos, foi morta ao ser atingida por pelo menos três golpes de faca pelas costas, dados pelo companheiro, no bairro do Esplanada, em João Pessoa. Após nove meses foragido o homem foi encontrado pela polícia na cidade de Alhandra, onde foi preso.
Tâmara de Oliveira foi assassinada em 19 de abril de 2019 no bairro da Torre, em João Pessoa pelo companheiro. Os dois estavam na frente de uma loja de veículos que era de propriedade do filho do casal, quando o crime aconteceu. Marconi Diniz atirou contra Tâmara Valença e depois se matou. De acordo com informações a mulher queria se separar mas Marconi não aceitava o fim.
Gizely Medeiros 25/12/2018
A vítima foi identificada como Gizely Medeiros de 24 anos foi encontrada morta no bairro do Róger, em João Pessoa, no dia de Natal. Gizely foi encontrada por familiares morta na própria cama, com muitas marcas de agressões. O namorado da vítima, Lucas Pereira Cavalcante confessou o crime e contou a polícia que matou Gizely segurando a cabeça dela contra o colchão por vários minutos, após uma briga do casal. O acusado teria voltado a dormir porque não sabia que a namorada estava morta.
Em novembro de 2019 Lucas passou por júri popular e foi condenado a 18 anos e seis meses de prisão, em regime fechado. O jovem continua cumprindo pena em um presidio da capital.