A Saúde da Paraíba será pauta de reunião promovida pelo governo estadual nesta quarta-feira (5). A Secretaria de Estado convidou as prefeituras de João Pessoa, Campina Grande e Cajazeiras, as principais representantes de cada região, para discutir a gestão dos Hospitais Universitários do estado.
Em Campina Grande, por exemplo, o Estado manifestou interesse em mudar os gestores em reunião realizada no mês passado, mas não foi deliberado pela prefeitura essa mudança. Por isso, o secretário Gilney Porto levará essa pauta para o secretário do Estado, Jhonny Bezerra, que precisará entrar em consenso com a Rainha da Borborema.
Em entrevista ao programa Hora H, da Rede Mais Rádio, o secretário revelou que a iniciativa de mexer na gestão dos hospitais atende a um pedido dos municípios. Para realizar a demanda, Jhonny vê a mudança dos gestores e a destinação de recursos como uma oportunidade de aumentar o leque de serviços oferecidos e melhorar o acesso aos hospitais para toda a Paraíba.
“O objetivo do estado é participar da gestão desses contratos, mas sem tirar a gestão dos municípios, permanecendo com sua gestão plena. Então, o nosso objetivo, nesse momento, é poder participar da gestão desses contratos até mesmo para ampliar serviços, aportar recursos e ampliar acessos”, garantiu.
“Eu acredito que nem João Pessoa, nem Campina Grande e nem Cajazeiras é contra o Estado aportar recursos para ampliar serviços nos hospitais universitários. A gente entende que o objetivo é coletivo e comum, no sentido de ampliar esses serviços para que a população possa ter acesso a mais cateterismo, cirurgias cardíacas, leitos de leucemia e oncologia… Esse é o grande propósito”, reforçou.
Leonardo Abrantes – MaisPB