Cumprindo agenda ao lado do governador João Azevêdo, o deputado estadual Chico Mendes, participou de solenidade, nesta quinta-feira (18), no Bairro dos Ipês, em João Pessoa, das obras de reforma e ampliação do Batalhão de Operações Especiais (Bope), além da entrega de equipamentos para a Segurança Pública, que totalizam investimentos superiores a R$ 9,1 milhões.
Dentre os equipamentos entregues pelo gestor estadual estão motos aquáticas, quadriciclos, munições, capacetes balísticos e instrumentos de menor potencial ofensivo, como spray de pimenta e projéteis de borracha, uma opção para uso diferenciado da força policial, com a finalidade de preservar vidas e minimizar danos à integridade das pessoas.
Na ocasião, o Bope prestou uma homenagem in memoriam ao soldado Eltas Max Barbosa, que faleceu na cidade de Palmas, em Tocantins, na última segunda-feira (15).
O governador João Azevêdo ressaltou que a segurança pública é prioridade do governo e tem recebido investimentos importantes, além de políticas de valorização de pessoal. “Nós temos a melhor segurança pública do Norte/Nordeste, de acordo com o Centro de Liderança Pública. Desde 2019, temos realizado aquisições de equipamentos, ampliado instalações físicas e investido mais de R$ 170 milhões em tecnologia, fazendo com que o segmento avançasse muito nesse período pelo trabalho de homens e mulheres e por conta da infraestrutura que o governo coloca à disposição para a melhor prestação de serviço”, frisou.
O secretário de estado da Segurança e da Defesa Social, Jean Francisco Nunes, destacou que a entrega das novas instalações do Bope é mais uma demonstração do respeito do governador João Azevêdo às Forças de Segurança. “Esse é um investimento importante na infraestrutura, na acomodação dos nossos policiais, com uma ambiência muito mais apropriada, acolhedora, onde os policiais conseguem desempenhar suas atividades com muito mais tranquilidade porque sabe que tem um Batalhão apropriado para o desempenho de suas funções. O governador tem feito grandes obras na Segurança Pública, a exemplo dos Centros Integrados de Comando e Controle, e investido em equipamentos, melhorando a prestação de serviço à sociedade”, falou.
O comandante-geral da Polícia Militar, Sérgio Fonseca, afirmou que a reforma e ampliação do Bope garantem condições dignas de trabalho aos policiais e reforça a eficiência e a capacidade operacional da tropa. “Esse equipamento que o governador entregou traz dignidade ao policial militar e eu não tenho dúvida de que policiais bem treinados, capacitados, que tem toda uma infraestrutura irão produzir bem mais. Além disso, os quadriciclos e jetskis serão fundamentais no policiamento da nossa Orla, bem como dos nossos parques de maneira que o governador João Azevêdo tem tido um olhar diferenciado para a Segurança Pública e esses investimentos irão refletir na melhoria da qualidade do trabalho da Polícia Militar”, falou.
“Essa reforma era um sonho da tropa de choque e é muito gratificante para os profissionais a partir do momento que o governo se sensibiliza com a nossa demanda. Nós estamos nesse espaço para servir ao povo e um policial satisfeito trabalha melhor no combate ao crime e vamos continuar fazendo isso com muita competência”, celebrou o comandante do Bope, tenente-coronel Magno Fonseca.
Reforma e ampliação do Bope – As obras contemplaram galpão, bloco administrativo, estacionamento, corpo da Guarda e reservatório. Os serviços contemplaram terraplanagem, demolições, fundação, estrutura, coberta, forro, alvenaria, bancadas e prateleiras, revestimento, piso, esquadrias, peças sanitárias, instalação de combate a incêndio, instalações elétrica, hidráulica, sanitária e pluvial, climatização, cabeamento estruturado e rede Wi-Fi , pavimentação e subestação.
Prestigiaram a solenidade os deputados estaduais Chico Mendes, Wilson Filho, João Gonçalves e Tarcísio Jardim; o vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra; os vereadores Zezinho do Botafogo, Marcelo da Torre e Emano Santos; a juíza da Vara de Execuções Penais, Andréia Arcoverde; o capitão dos Portos da Paraíba, Ronaldo Almeida; e os auxiliares da gestão estadual, dentre eles, João Alves (secretário da Administração Penitenciária), João Paulo Barros (secretário executivo da Administração Penitenciária), coronel Marcelo Araújo (comandante-geral do Corpo de Bombeiros) e Simone Guimarães (superintendente da Suplan).