Abril é dedicado à conscientização e prevenção da crueldade contra animais. Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza, durante todo o mês, ações voltadas à Campanha “Abril Laranja”, que tem como objetivo combater os maus tratos aos animais e conscientizar as pessoas sobre a importância da causa animal. Serão realizadas palestras, feiras de adoção, e serviços voltados à saúde animal, com o intuito de sensibilizar o poder público e toda a sociedade acerca dos cuidados e da proteção animal.
De acordo com a gerente operacional de Políticas da Causa Animal da SES, Fabíola Rezende, é fundamental que todos se conscientizem que maltratar animais é crime, e está previsto na Lei Federal 14.064/20, além disso, também é importante que as pessoas denunciem casos de crueldade. “A prevenção é a melhor forma de combater essa prática e é necessário que cada um faça sua parte quando se deparar com situação desse tipo, denunciando, procurando delegacias especializadas ou até mesmo canais específicos criados por órgãos de proteção animal”, explicou.
Em João Pessoa, serão realizadas Feiras de Educação, cuidados e adoção animal, nos bairros de Mangabeira 7, no próximo dia 20, e no Bessa, dia 27. A programação dos eventos conta com serviços voltados aos animais, como testes rápidos de leishmaniose, vacinação antirrábica e vermifugação para cães e gatos; e a saúde humana, como testes rápidos de HIV, Hepatite B e C e sífilis; aferição de pressão e teste de glicemia.
Já em Campina Grande, onde recentemente foram entregues uma sede da Gerência Operacional da Causa Animal e o primeiro Castramóvel da rede estadual, serão ministradas palestras em escolas públicas e particulares, em parceria com Universidades de veterinária, e apresentação de trabalhos desenvolvidos pelas ONGs protetoras de animais e pela Polícia Ambiental, para atrair a juventude ao apoio à causa animal, entre os dias 22 e 26 deste mês. A ideia é fazer com que a população entenda como agir ao se deparar com situações de maus tratos aos animais, ou submissão a condições precárias.
E no dia 26, será realizado o Dia “S”, em alusão à Solidariedade para com os animais, com vendas de flores além de brechó solidário, atendimentos veterinários com vermifugação, aplicação da vacina antirrábica, e testes rápidos para leishmaniose e esporotricose.
A Campanha do Abril Laranja se baseia em cinco eixos que abordam o bem-estar animal: Livre de fome, sede e má nutrição; Livre de dor, injúria e doenças; Livre de desconforto; Livre de medo e estresse; Livre para se expressarem naturalmente. O objetivo do bem-estar animal é conhecer, avaliar e garantir as condições para satisfação das necessidades básicas dos animais (nutricional, ambiental, sanitário e comportamental), que vivem sob o domínio do homem.