Dividindo o protagonismo do futebol por mais de uma década, Cristiano Ronaldo e Lionel Messi vão escrever mais um capítulo em uma das maiores rivalidades da história. Nesta quinta-feira (19), às 14h00 (horário de Brasília), a dupla volta a se enfrentar.
Principais jogadores da última década do futebol, CR7 e o argentino estão acostumados com a rivalidade entre eles. O primeiro confronto entre os craques ocorreu em 2008, em uma semifinal da UEFA Champions League. Quase 15 anos depois, os dois voltam a se encontrar naquele que, possivelmente, será o último duelo entre a dupla.
Jogando na Arábia Saudita, Cristiano Ronaldo não terá a chance de atuar em competições europeias, distanciando, assim, a possibilidade de enfrentar Lionel Messi em outras ocasiões.
Abaixo, preparamos um compilado dos melhores jogos entre o português e o argentino. Confira!
Manchester United x Barcelona – 2008
A primeira vez que Messi e CR7 se enfrentaram foi em 2008, durante a semifinal da UEFA Champions League. Naquele ano, o jogo de ida terminou empatado em 0 a 0, mas no duelo de volta o Manchester United, futuro campeão daquela edição, levou a melhor por 1 a 0.
Barcelona x Manchester United – 2009
A revanche de Messi aconteceu na temporada seguinte. Em 2009, o argentino superou o português na final da Champions League e conquistou a sua primeira orelhuda. No confronto, Lionel foi o responsável por anotar o segundo gol na vitória por 2 a 0 do Barcelona.
Barcelona x Real Madrid – 2009
Recém-chegado ao Real Madrid, Cristiano Ronaldo foi derrotado por Lionel Messi em seu primeiro ‘El Clásico’ no Campeonato Espanhol. Na ocasião, o Barcelona superou a equipe da capital espanhola por 1 a 0 e ultrapassou a posição do clube merengue no torneio.
Real Madrid x Barcelona – 2011
Na decisão da Copa do Rei em 2011, CR7 decidiu para o Real Madrid e conquistou sua primeira taça contra Lionel. Na partida daquele ano, o Real Madrid venceu por 1 a 0 e voltou a comemorar o campeonato, que não vencia desde a temporada 1992/93.
Barcelona x Real Madrid – 2011
Novamente na Champions League, Messi voltou a superar Cristiano Ronaldo. Naquele ano, os rivais Barcelona e Real Madrid se encontraram na semifinal do torneio. No primeiro jogo, o argentino marcou duas vezes, dando à vitória por 2 a 0 ao clube da Catalunha.
Com a vantagem construída ainda no primeiro jogo, o Barcelona só precisou administrar o placar no jogo de volta, que terminou empatado em 1 a 1, garantindo a classificação do clube catalão para a final da Liga dos Campeões daquele ano.
Argentina x Portugal – 2011
No primeiro encontro por seleções, Messi superou CR7 em 2 a 1, em um amistoso realizado na Suíça. O português chegou a marcar por sua equipe, mas Lionel balançou as redes adversárias no final do segundo tempo e deu números finais à partida.
Real Madrid x Barcelona – 2012
Com gol de Cristiano Ronaldo e o surgimento da emblemática comemoração “calma, calma, eu estou aqui”, o Real Madrid venceu o Barcelona por 2 a 1, no Camp Nou, e encaminhou o título do Campeonato Espanhol, o primeiro do gajo no clube merengue.
Barcelona x Real Madrid – 2017
Em pleno Santiago Bernabéu, o Barcelona superou o Real Madrid por 3 a 2, com gol de Messi aos 47 minutos do segundo tempo. A partida ficou marcada pela inesquecível comemoração de Lionel, que tirou a camisa e mostrou o uniforme para toda a torcida presente no estádio.
Real Madrid x Barcelona – 2017
Quatro meses após Messi levantar sua camisa no Santiago Bernabéu, Cristiano Ronaldo devolveu a comemoração para o argentino no Camp Nou. Em duelo válido pela Supercopa da Espanha, o português saiu do banco para marcar o segundo gol madridista na partida e tirou a camisa, da mesma forma que Lionel, e mostrou seu nome e número para todos que estavam no estádio.
Juventus x Barcelona – 2020
O último duelo entre os craques ocorreu em 2020, durante a fase de grupos da Champions League. Na ocasião, a Juventus precisava de três gols de diferença para se classificar em primeiro lugar da chave. E assim o fez. Cristiano marcou duas vezes para a Velha Senhora no Camp Nou e ajudou sua equipe a avançar no torneio.