Juiz eleitoral determina que Jr. Araújo, Blog e vereador sejam proibidos de disseminar propaganda eleitoral mentirosa contra Chico Mendes

O juiz eleitoral Macário Oliveira Júnior, 68ª Zona Eleitoral de Cajazeiras, acatou a justificativa e defesa do Partido Socialista Brasileiro (PSB), em decisão na tarde desta quarta-feira (21) determinou que o deputado estadual Júnior Araújo, o Blog do Espião e o vereador de São José de Piranhas, Ricardo Cavalcanti, se abstenham de replicar, comentar ou promover vídeo que mostra um suposto recebimento de substâncias ilícitas por parte do candidato a prefeito Chico Mendes, durante um evento de pré-campanha.

Como relatado, o autor requereu a concessão de tutela inibitória, para impedir que os representados continuem a disseminar a propaganda eleitoral ilícita e que o conteúdo falso seja retirado imediatamente das plataformas de comunicação onde foi divulgado.

DECISÃO:

No presente caso, as evidências apresentadas indicam que a propagação do vídeo em tese manipulado tem o potencial de causar danos irreparáveis à imagem do candidato Francisco Mendes, desequilibrando o pleito eleitoral, situação que demanda intervenção urgente do Poder Judiciário Eleitoral para salvaguardar a lisura do processo eleitoral, bem como investigação para apurar a suposta prática de crime contra a honra pelos representados

A concessão da tutela de urgência, no ponto, é justificada pela presença simultânea dos requisitos legais: a probabilidade do direito, evidenciada pelos documentos e arquivos contendo o conteúdo manipulado bem como o teor da matéria disseminada, e o perigo de dano irreparável, decorrente da rápida disseminação do vídeo e da referida matéria e do seu impacto negativo imediato na candidatura de Francisco Mendes, com base em informações não confirmadas.

Diante do exposto, DEFIRO o pedido de tutela antecipada para:

1 – Ordenar que a plataforma/blog ESPIÃO DO SERTÃO seja notificada, através dos meios de contato disponibilizados na própria página – a saber, WhatsApp: (83) 982089652 / Email: janemarcio_silva@hotmail.com – para que remova imediatamente o conteúdo em questão (https://espiaodosertao.com.br/noticia/3405/urgente-parlamentar-protocolarepresentacao-por-quebra-de-decoro-parlamentar-e-pede-a-cassacao-do-mandato-dechico-mendes-confira-na-integra), sob pena de multa diária de R$ 10.000,00 (dez mil reais) por dia de descumprimento.

2 – Determinar que os representados JANEMARCIO DA SILVA, FRANCISCO GOMES DE ARAÚJO JUNIOR E RICARDO LUIZ CAVALCANTI DO NASCIMENTO se abstenham de replicar, comentar ou promover o vídeo acostado aos autos e o conteúdo acima de qualquer forma, direta ou indiretamente, em qualquer meio de comunicação, sob pena de multa diária de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) em caso de descumprimento.

4 – Citar os representados para que, no prazo de 48 horas, comprovem o cumprimento das determinações acima, sob pena de serem aplicadas as sanções cabíveis, inclusive a majoração das multas impostas, bem como apresentem sua DEFESA. Decorrido o prazo acima, abram-se vistas ao Ministério Público Eleitoral pelo prazo de 24 (vinte e quatro) horas para, querendo, se manifestar

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email
X
PORTAL RÁDIO FM CIDADE 104,9
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.