Presidente da Petrobras deve renunciar nesta segunda-feira

O engenheiro José Mauro Coelho foi confirmado na tarde desta quinta-feira (14) como novo presidente da Petrobrás. Após a eleição, realizada pelo conselho de administração da companhia, o substituto de Joaquim Silva e Luna, demitido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), tomou posse.

Coelho é formado pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e doutor em Planejamento Energético pelo Programa de Planejamento Energético (PPE), da UFRJ. Fez carreira na Empresa de Pesquisa Energética (EPE), onde atuou por 12 anos. Em seguida assumiu a Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia.

Leia também: Novo presidente da Petrobrás é defensor das políticas de Bolsonaro

Ele também é presidente do conselho de administração da Pré-Sal Petróleo (PPSA), estatal responsável por negociar a parte da União na exploração do pré-sal.

Coelho foi eleito na noite de ontem para o conselho de administração em uma longa e tumultuada Assembleia Geral Ordinária (AGO). O conselho de administração da Petrobrás é composto por 11 integrantes. O engenheiro foi indicado no dia 6 de abril logo após a desistência do economista Adriano Pires, que declinou do convite por conflitos de interesse.

Terceiro presidente da Petrobrás no governo Bolsonaro

José Mauro Coelho é apontado como o ‘homem de confiança’ do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. Ele deixou o Ministério em outubro de 2021 por “questões pessoais”. Seis meses depois, ele mantém agora apenas o cargo de conselheiro da PPSA, que concilia com a presidência da estatal. Entre os maiores desafios do novo presidente da Petrobrás está conter a insatisfação popular diante dos altos preços dos combustíveis.

Leia também: Relatório da Petrobras deixa ministro de Minas e Energia assustado

Depois do conflito entre o ex-presidente da estatal, Joaquim Silva e Luna, com o presidente Jair Bolsonaro, José Mauro Coelho se torna o terceiro nome a assumir o comando durante o atual governo.

Luna se manteve um ano no comando da empresa após ter substituído Roberto Castello Branco. De todos os indicados do governo, Coelho é o nome que mais agrada o mercado, por ter um perfil técnico e de alguém que apoia a atual política de preços da empresa.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email
X
PORTAL RÁDIO FM CIDADE 104,9
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.