OUVIR  

Clube FM: (83)3531-4379  WHATSAPP 9.9999-2683

CAJAZEIRAS

Manicure cajazeirense morre em Sousa após vencer luta contra o câncer; ela era muito querida na cidade

Faleceu nesse domingo (23), na cidade de Sousa, a manicure cajazeirense, Marta Suely Nogueira, 50 anos de idade. Ela foi vítima de AVC, não resistiu e foi a óbito.

Ela retornou para o Sertão da Paraíba curada, ficou em Sousa com sua filha para se cuidar mais, porém sofreu um AVC e acabou falecendo.

Muito conhecida em Cajazeiras, Marta atendia seus clientes em domicílio e era totalmente dedicada à profissão. Ela era filha de Dona Maria Nogueira, também muito conhecida em Cajazeiras.

O corpo da manicure está sendo velado na Central São Sebastião próximo a Escola de Carmelita e será sepultado às 10h desta segunda-feia (24), no Cemitério Nossa Senhora Aparecida, em Cajazeiras.

ATENÇÃO Cajazeiras, Patos, Bom Sucesso e Riacho dos cavalos: Energisa avisa desligamento programado

Para manter e aprimorar a qualidade dos serviços prestados pela Energisa, uma manutenção na rede foi programada. Sendo assim, o fornecimento de energia precisará ser interrompido, nestaSEGUNDA-FEIRA, dia 24, nos seguintes locais:

SEGUNDA-FEIRA, 24/09/2018 – AGUA BRANCA – 13h30 ÁS 16h40 – Rural: Sítio: Bela Vista;

BOM SUCESSO – 13h30 ÁS 15h40 – Rural: Sítio:Arapuá;

– 15h30 ÁS 17h40 – Rural: Sítio: Boqueirão;

CAJAZEIRAS – 13h00 ÁS 17h40 – Rural: Sítio: Cantinho;

PATOS – 07h30 ÁS 09h40 – Belo Horizonte: Ruas:Antonio Urquiza, Candido Laranjeiras, Dinamerico Palmeira, Francisco Candeia do Nascimento, Horácio Nobrega, Inácio Fernandes, Joao Domingos Queiroz, Jorn Assis Chateaubriand, Juvenal Lucio, Panatis, Pedra Branca, Zilson Vieira de Lucena;

 – 07h30 ÁS 14h10 – Belo Horizonte: Ruas: 5 de Agosto, Horácio Nobrega, Candido Laranjeiras, Travessias: Titico Gomes, Juvenal Lucio, Mestre Felix, Panatis;

RIACHO DOS CAVALOS – 13h30 ÁS 16h10 – Rural: Sítio: Diamante;

Se surgirem dificuldades operacionais, pode haver cancelamento ou atraso no horário previsto, independente de outro aviso. E, caso os trabalhos sejam concluídos antes do horário agendado, o restabelecimento da energia pode ser antecipado.

Periodicamente, a Energisa investe no aprimoramento do sistema elétrico da Paraíba e, com isso, tem reduzido sistematicamente o número de interrupções no fornecimento, como acompanhado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Evitar as interrupções no fornecimento de energia elétrica é um dos compromissos da empresa com o cliente e, para cumpri-lo, a Energisa adota tecnologias que permitem a realização do serviço sem o desligamento da rede, como gerador móvel, subestação móvel, transferência de carga, manutenção em rede energizada e megajumper. O desligamento programado só acontece quando não é possível o emprego dessas tecnologias.

Se você tem alguma atividade importante que necessite de energia, antecipe-se, agende seus compromissos para antes ou depois do Desligamento Programado. Assim, você poderá aproveitar cada momento plenamente!

Qualquer dúvida, ligue para o Call Center (0800 083 0196) ou acesse o site da Energisa: www.energisa.com.br.

Sucesso: 2º Mutirão de Cirurgias de Catarata em Cajazeiras contemplou mais de 600 pessoas

O 2º Mutirão de Cirurgias de Catarata realizado em Cajazeiras pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde foi concluído nessa sexta-feira (21), com muito sucesso.

Iniciado na segunda-feira (17), o mutirão contemplou mais de 600 pessoas que se submeteram ao procedimento cirúrgico realizado por três médicos especialistas, contratados especificamente para atender a demanda existente.

A Secretaria de Saúde firmou parceria com o HUJB (Hospital Universitário Júlio Bandeira), que cedeu o espaço físico (centro cirúrgico), para a realização do mutirão.

Diariamente, uma equipe com 40 pessoas era responsável pelo acolhimento dos pacientes demonstrando muito zelo, dedicação e amor.

O secretário de saúde Cristóvão Pinheiro destacou a grandiosidade dessa ação de saúde para as pessoas que necessitavam de receber tal benefício, como forma de recuperar de uma patologia que afeta diretamente a visão.

O prefeito Zé Aldemir revelou que o mutirão repete o sucesso do ano passado e que até o final de sua gestão vai repetir essa grande ação social de extrema importância que tem tirado pessoas da escuridão dando o direito de voltar a enxergar a vida. Ele ainda lamentou que antes o serviço público não buscava enxergar essas pessoas carentes, e alguns ainda tentaram atrapalhar fazendo denúncias descabidas para tentar barrar uma ação tão grandiosa como essa.

Nova Central de Esterilização do HU de Cajazeiras começa a funcionar

O Hospital Universitário Júlio Bandeira, em Cajazeiras, já conta com a nova Central de Material e Esterilização trabalhando a todo o vapor. O espaço foi totalmente reestruturado e agora funciona com equipamentos modernos e uma equipe capacitada para atuar no setor, considerado um dos mais importantes dentro de uma unidade hospitalar. Desde 2015, o HUJB da Universidade Federal de Campina Grande é vinculado à Rede Ebserh.

De acordo com a chefe do Setor de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT), Eliane Leite, a CME passou por inovações na área de infraestrutura, toda modernizada, além de renovação do parque tecnológico e aquisição de mão de obra qualificada, possível graças à chegada dos colaboradores contratados por meio do concurso da Ebserh.

“A partir do processo de estruturação da Central, propõe-se um espaço de trabalho renovado com novos processos e fluxos para o bom funcionamento do setor e grandes possibilidades de expansão de outros serviços do hospital. Anteriormente não tínhamos capacidade para abrir novos serviços. Hoje, com a CME funcionando em sua plenitude, há essa possibilidade de crescimento”, destacou Eliane.

Ainda segundo a chefe do SADT, o layout inicial da nova CME foi desenvolvido pela equipe técnica de infraestrutura da UFCG e reestruturado com o auxílio de colaboradores da Rede Ebserh. Eliane explica que, após a contratualização com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, profissionais especializados em infraestrutura hospitalar da estatal sugeriram mais uma atualização no projeto, sob a perspectiva do dimensionamento do Centro Cirúrgico, da melhoria do fluxo de profissionais e da simplificação do funcionamento do processo no setor, atendendo rigorosamente às normas da vigilância sanitária.

A gestão do hospital investiu pesado em equipamentos modernos para oferecer o que há de melhor do mercado à população usuária do HUJB. Um exemplo foi a aquisição de uma termodesinfectadora de última geração. Materiais como seladoras, incubadoras, pistolas para limpeza e secagem de materiais também estão entre os modelos mais atuais.

Investimentos futuros constam do planejamento para a Central, e um deles é a compra, no próximo ano, de uma autoclave com tecnologia mais avançada. “O HUJB investiu recursos para que pudéssemos ter uma CME com potencial de desenvolvimento tecnológico tanto no que diz respeito a equipamentos como também na parte de consumo no diz respeito às embalagens para condicionamento dos materiais”, explicou.

ESPAÇO

A Central de Material e Esterilização do HU de Cajazeiras ocupa uma área de 100 metros quadrados estrategicamente localizada próximo aos chamados centros consumidores como salas de PPP (pré-parto, parto e pós-parto), UTI Neonatal, e Unidade de Cuidados Intensivos Neonatal (UCIN), Centro Cirúrgico, e unidades fornecedoras como farmácia, almoxarifado e lavanderias.

O ambiente foi fisicamente estruturado de acordo com a as exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e se divide em área de recepção e limpeza, área de acondicionamento do processo de esterilização, arsenal para guarda e distribuição de materiais esterilizados, além de vestiário com sanitário para funcionários, depósito de material de limpeza e área anexa para descanso dos colaboradores.

Para Eliane Leite, a CME é considera o “coração do hospital”, tamanha a sua relevância. “Isso porque é a partir dela que todos os outros setores dão continuidade à assistência aos pacientes. Assume um papel importante na prevenção de infecções e está intrinsecamente relacionada com a qualidade da assistência, pois realiza os diferentes processos de limpeza, desinfecção e esterilização de materiais necessários para a prática hospitalar. O mau funcionamento deste setor compromete a segurança do paciente”, conclui.

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2015, o HUJB-UFCG é filiado à Rede Ebserh, instituição vinculada ao Ministério da Educação (MEC) que administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

Presidente da OAB Paraíba ressalta apoio ao debate em Cajazeiras e pede que cidadãos acompanhem

O presidente da OAB da Paraíba, Paulo Maia, garantiu apoio ao debate da TV Diário do Sertão e da OAB de Cajazeiras com os candidatos ao governo do estado. Além do apoio, Paulo Maia convidou os cajazeirenses para assistirem ao debate no local ou através da TV Diário do Sertão e suas rádios e sites parceiros.

“É um importante momento de cidadania pelo qual todo cidadão cajazeirense é chamado a participar, presencialmente ou de maneira online, e escutar aqueles que se propõem a governar o futuro do nosso estado”, disse o presidente da OAB-PB.

Tudo pronto

Nesta quarta-feira, uma reunião realizada no Fórum Ferreira Júnior definiu os últimos detalhes do debate. O encontro contou com as presenças do presidente do Sistema Diário de Comunicação, Petson Santos; do presidente e da tesoureira da OAB de Cajazeiras, João de Deus Quirino Filho e Vanja Sobral; do juiz eleitoral Thiago Rabelo; do Capitão Fernando representando a Polícia Militar e da promotora do Ministério Público, Sarah Araújo.

Entre eles foram definidas as regras de segurança para o evento e foi proibida a utilização de carros de som por parte das coligações e fogos de artifícios.

Data, hora e local

O debate com os candidatos a governador está marcado para a próxima segunda-feira e poderá ser acompanhado pelo Canal 03 na Netline TV (assinatura), pelo computador, celular, rádios e sites parceiros através dos endereços: tvdiariodosertao.com.br – facebook.com/diariodosertao – youtube.com/diariodosertao e dailymotion.com/diariodosertao.

O evento ocorrerá na sede da OAB Cajazeiras, a partir das 20h. Não será permitida a entrada de público, mas estará sendo disponibilizado um telão no local.

///// CAJAZEIRAS

///// ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Na FM 104,9 Agora!

Temos 42 visitantes e Nenhum membro online